quinta-feira, 7 de março de 2013

Márlon Reis profere palestra sobre eleições e democracia em Kuala Lumpur




A Conferência Internacional sobre as Eleições Gerais da Malásia foi convocada pela liderança da oposição ao governo para debater os meios para a consolidação das instituições democráticas por meio da promoção de processos eleitorais livres e justos.
Palestrantes de oito diferentes países foram convidados para chamar a atenção da comunidade internacional para as eleições da Malásia, as quais foram objeto de acusações de fraude e compra de votos no passado recente.
A conferência reúne especialistas de instituições governamentais e acadêmicas e lideres da sociedade civil, com diferentes visões profissionais e culturais sobre temas como controle político-eleitoral da mídia, mobilização social, redes sociais na internet e integridade das normas e administrações eleitorais.
Márlon Reis foi convidado para compartilhar com os presentes a experiência de mobilização iniciada no Brasil com a criação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE.
Nascido em 2002 como uma rede de organizações da sociedade civil, o MCCE vem lutando pela correta aplicação da Lei n. 9.849/99, contra a compra de votos.
Recentemente, o Movimento protagonizou a luta pela conquista da Lei Complementar n. 135, conhecida como Lei da Ficha Limpa.   
Márlon Reis também falou sobre a luta recém iniciada pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral no sentido da realização da Reforma Política no Brasil, explicando as concepções da sociedade brasileira sobre o tema e demonstrando como se pretende mobilizar a cidadania brasileira para o alcance de mais esta conquista.
Reis afirmou, ao término da sua palestra, que "democracia, transparência e paz são direitos inalienáveis da Humanidade, interessando igualmente a cada um que compartilha a vida em qualquer parte do Planeta Terra".

A versão em inglês da palestra proferida por Márlon Reis pode ser conhecida a seguir. 

Link para visualização e download: 

Nenhum comentário: