sexta-feira, 8 de março de 2013

Márlon Reis divulga mobilização brasileira por eleições limpas em Kelantan, Malásia




Márlon e Ana Lucrécia com o Ministro-Chefe do Parlamento de Kelantan

           
Durante os dias 4 e 5 de março, o juiz eleitoral Márlon Reis, acompanhado da sua esposa e também juíza, Ana Lucrécia Reis, esteve reunido com líderes da oposição ao governo Malaico e sociedade civil discutindo pontos da proposta brasileira de reforma política por iniciativa popular, além da mobilização através do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Reis foi convidado para ser um dos painelistas na Conferência Internacional sobre as Eleições Gerais da Malásia, em Kuala Lumpur, mas após a sua participação, foi convidado pela Equipe de Monitoramento e Observação Eleitoral do Estado de Kelantan, um dos estados mais conservadores da Malásia para um intenso dia de atividades.

A Equipe de Monitoramento é composta por entidades de promoção dos direitos civis e luta por uma aplicação mais justa dos recursos da exploração do petrólio. No encontro, os membros desejavam conhecer melhor a história e o modo de atuação do MCCE.

Márlon Reis apresenta abaixo um relato da reunião e do dia de atividades na capital de Kelantan, Kota Bharu.


Por Márlon Reis

Após a minha participação na Conferência Internacional sobre as Eleições Gerais da Malásia, em Kuala Lumpur, Ana Lucrécia e eu fomos convidados pela Equipe de Monitoramento e Observação Eleitoral do Estado de Kelantan para um dia intenso de atividades na capital Kota Bharu.

O dia - que inicialmente seria reservado para nosso descanso antes do retorno ao Brasil - foi convertido numa sequência de reuniões com a sociedade civil, parlamentares e o Chefe de Governo local.

Fomos recebidos por Ahmad Syauqey, da Equipe de Monitoramento e Observação Eleitoral de Kelantan, com cujos membros tive a primeira reunião logo ao sair do aeroporto. O encontro aconteceu na Residência Oficial do Ministro-Chefe daquele Estado.

Todos queriam saber mais detalhes sobre a história e o modo de atuação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral - MCCE. Pude explicar o nosso modo de atuação em rede e nossa estratégia de quebra de vínculos hierárquicos piramidais.

Os presentes demonstraram contentamento com a construção de uma legislação eleitoral “de baixo para cima”. Além da Lei da Ficha Limpa, eles tiveram especial interesse em saber mais sobre a Lei n. 9840/99, também de iniciativa popular, que coíbe a compra de votos o desvio do aparato governamental para fins eleitorais, problemas que todos afirmaram presentes naquele país.

A Equipe de Monitoramento e Observação é também composta como uma rede, nela estando representadas, por exemplo, entidades de promoção dos direitos civis e a organização Royalties Activism, que luta por uma mais justa aplicação dos recursos provenientes da exploração de petróleo.

Em seguida, fui com alguns deles conhecer a sede regional da Agência Nacional Anti-Corrupção.

Após o almoço, Ana Lucrécia e eu fomos recebidos por Dato Bentara Setia Tuan Guru Nik Abdul Aziz Bin Nik Mat, líder religioso islâmico que ocupa o cargo eletivo de Ministro-Chefe do Estado de Kelantan. Travamos agradável diálogo sobre as medidas adotadas pelo Poder Público para conter a prática da corrupção. Aproveitei para enfatizar a importância do trabalho desenvolvido pela sociedade civil. Ana Lucrécia foi presenteada com um Batik, veste tradicional daquele povo.

Em seguida voltei à Residência Oficial do Governo para uma reunião com todos os integrantes do Parlamento Estadual. Ouvi relatos sobre os problemas ainda observados nas eleições da Malásia. Falei sobre a relação da sociedade civil com o Parlamento no Brasil, abordando nossos principais dilemas, a crise de representação e o início da nossa campanha pela realização da Reforma Política.

Por fim, participei de encontro com diversos jornalistas.
 Voltamos a Kuala Lumpur animados, mas exaustos. Tínhamos apenas duas horas para dormir antes de encarar trinta horas de voo até o nosso lar.

Abaixo reproduzo o itinerário seguido, com algumas modificações de horário. 



ITENARY
JUSTICE MARLON REIS
IN KOTA BHARU, KELANTAN


Wednesday, 06 Mac 2013



07.45 am         Check In at Subang Airport (Firefly Airline)

09.50 am         Arrival at Kota Bharu Airport
                                                                                                                  
10.15 am         Special meeting with Kelantan Election Observation and Monitoring Team
                        Venue:  JKR 10 – Kelantan Chief Minister Official Residence

12.00 pm         Meeting with Kelantan Chief Minister
                        Venue:  JKR 10 – Kelantan Chief Minister Official Residence

12.45 pm         Press Conference
                        Venue:  JKR 10 – Kelantan Chief Minister Official Residence

01.30 pm         Lunch With YB Dato’ Dr Mohamed Fadzli Dato’ Hassan
Venue:  Kampong Kraftangan Restaurant, Kota Bharu

02.30 pm         Meeting with Kelantan State Backbenchers Club
                        Venue:  JKR 10 – Kelantan Chief Minister Official Residence

04.00 pm         Visit Bazaar Tok Guru

07.00 pm         Check in at Kota Bharu Airport .(MAS Airline)

08.50 pm         Arrival at Kuala Lumpur International Airport from Kota Bharu


Nenhum comentário: