sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Márlon Reis participa da 5ª Semana Social Brasileira

O juiz de Direito Márlon Reis é um dos facilitadores na Semana Social Brasileira da microregião Açailândia-Itinga-São Francisco do Brejão 





     A Semana Social Brasileira (SSB) está em sua 5ª edição e este ano tem como tema “A participação da sociedade no processo de democratização do Estado – Estado para quê e para quem?” focando na luta dos movimentos sociais em busca de um Estado menos autoritário e mais popular, onde esteja verdadeiramente subordinado à sociedade e a serviço dos mais pobres. 
     No Seminário de construção e lançamento da 5ª Semana Social Brasileira, foram discutidos eixos da Reforma Política, como a lista fechada e o financiamento público de campanhas eleitorais. Na oportunidade, membros da CNBB perceberam a necessidade e urgência da participação da sociedade civil na construção de um projeto popular, que possa discutir e incorporar as expectativas de mecanismos de exercício de democracia direta e participativa. 


     Nesse sentido, a 5ª Semana Social Brasileira é um convite à discussão de uma Reforma Política Popular, que traga a todos o Bem Viver – sinônimo de vida boa, ou o que reconhecemos como qualidade de vida, chamado no Evangelho de “Vida em Plenitude” (cf. Jo 10, 10). 
     A Semana Social Brasileira, que acontece desde 2011 em todo o Brasil, promove a participação de pessoas e entidades para o exercício do debate democrático e o ensaio coletivo de ideias transformadoras, onde nesta edição, abraça a causa da Reforma Política – reforma do sistema eleitoral brasileiro. 
     Na microregião de Açailândia-Itinga-São Francisco do Brejão, as discussões de formação acontecem no dia 26 de janeiro (sábado), das 8h às 17h no Salão Paroquial São João Batista, no município de Açailândia (MA). 
     A formação visa aprofundar as problemáticas regionais, bem como os conflitos e perspectivas para a transformação, e também o papel da igreja na construção de uma sociedade do Bem Viver e na promoção de um Estado democrático. 
     Como assessores que nortearão as discussões foram convidados o juiz de Direito Márlon Reis, que fará uma análise da conjuntura do Estado Brasileiro na vida cotidiana das pessoas, o professor Antônio de Pádua, que discutirá o histórico da Semana Social Brasileira, e o historiador Adalberto Franklin, que discutirá a relação entre poder político e poder econômico, e a quem é destinado o desenvolvimento. 


Cronograma do evento com os temas a serem discutidos:

08h30 – Oração Inicial (Rede de Cidadania)
09h00 – Apresentação do cronograma do dia (Pe. Eliezer)
09h15 – Análise da Conjuntura do Estado Brasileiro na vida cotidiana das pessoas (Dr. Marlon Reis)
10h00 – Intervalo/Lanche
10h30 – Histórico da Semana Social Brasileira: Origem, objetivos, e seu processo de construção (Prof. Antonio de Pádua)
12h00 – Almoço
14h00 – Animação musical
14h15 – Estado e Desenvolvimento: Qual o tipo de relação entre poder político e econômico? Esse desenvolvimento é para quem? (Adalberto Franklin)
15h45 – Lanche
16h15 – Encaminhamentos, agradecimentos e conclusão (Pe. Dário e Pe. Eliezer)

Serviço:

O quê: Semana Social Brasileiro microregião Açailândia-Itinga-São Francisco do Brejão
Dia: 26 de janeiro de 2013
Horário: das 08:00 às 17:00 horas
Local: Salão Paroquial da Paróquia São João Batista
Tema: “Estado para quê? Para quem?”

Nenhum comentário: